quinta-feira, 9 de abril de 2015

Coité – Para se manter informado, idoso de 91 anos, aprende navegar na internet.

Evódio procurou acompanhar a evolução dos meios de comunicação que segundo ele começou pelo rádio.

Evódio dispensa o óculos e garante ler tudo a uma distância de qualquer pessoa com a visão perfeita/ foto; Raimundo Mascarenhas.
Quando se fala em internet logo se imagina algo voltado para a turma jovem, pois a interação com o mundo através da rede de computadores surgiu no passado recente, cerca de uma década, isso em Conceição do Coité, claro que a novidade chegou alguns anos antes nas grandes metrópoles de países desenvolvidos. 
Só que o aposentado e líder político Evódio Ducas Resedá, quase completando 92 anos, patriarca de uma das famílias mais tradicionais de Conceição do Coité, pai do desembargador Salomão Resedá, do ex- deputado Emério Resedá, advogado Eustórgio Resedá, entre outros filhos e netos com grande influência na sociedade coiteense, muito interessado nas informações e noticiário do modo geral, para não ficar desatualizado resolveu aprender o básico para navegar em busca de informações da Bahia e do Brasil.

Quando se interessa por determinada reportagem ele manda imprimir para mostrar e comentar
 com as pessoas.
Ele que cumpre pelo menos metade do dia atendendo no Sindicato Rural Patronal, na condição de presidente e fundador, diz que todos os dias ao chegar liga o computador e logo abre o Calila Noticias e ler tudo. Garante que tem boa visão, sofre um pouco com a audição, já que um dos ouvidos, escuta parcialmente, segundo ele não é problema da idade,” esse problema já sofro a 60 anos, idade de Salomão, eu fui soltar uma bomba de São João e estourou em minha mão e perdi parte de três dedos e fiquei surdo de um lado”, contou. 
Depois de aprender navegar na internet, Evódio Resedá disse que em toda sua vida prezou pela informação, mostrou sobre a sua mesa o jornal A Tarde que garante ler todos os dias.

Atuação política

Muita gente conhece a história política de Coité, a disputa do grupo vermelho x azul, ele foi o responsável por criar o vermelho do inicio da década de 70, e ficou conhecido como “pai da vermelhada” grupo que manteve uma hegemonia de praticamente 40 anos, governando o município. Evódio foi vice prefeito na gestão Walter Ramos no fim da mesma década (70) e segundo ele, governou o município por seis meses.   A lucidez de Evódio permite que ainda dirija carro pelas ruas de Conceição do Coité.

Nenenzinho de Valente também navega na web

Este cidadão também tem respaldo muito grande. É pai do Presidente do Tribunal de Contas
 da União – TCU
Evódio Resedá não é exclusividade em navegação de internet, seu contemporâneo João José de Oliveira, conhecido por “Nenenzinho” ex-prefeito de Valente, que tem aproximadamente sua idade, também ocupa seu tempo buscando se atualizar na web.

* Redação CN

Nenhum comentário:

Postar um comentário