quarta-feira, 4 de março de 2015

Doutor Luis Delfino fala que a prevenção é a principal arma contra a Chicungunha.

Doutor Luis Delfino fala que a prevenção é a principal arma contra a Chicungunha e diz que doença pode demorar até um ano para curar totalmente.
DSCF7947 (Copy)
Luis Delfino diz que chicungunha quer dizer “andar encurvado” porque doe o corpo e todas as articulações

O Doutor Luis Delfino disse para o Site Informa Bahia que a Clínica Sagrada Família tem atendido pessoas com suspeitas de chicungunha , ele participou há poucos dias de uma reunião de emergência entre profissionais de saúde de Valente e da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia.
“A Chicungunha com sua origem na África, a palavra quer dizer andar encurvado, andar encurvado porque doe , doe o corpo, doe todas as articulações do corpo, doe coluna, doe joelhos e tornozelos, e é transmitido pelo mesmo mosquito da dengue”. Completa.
Luis Delfino alerta para os cuidados que devem ser tomados pela população com os reservatórios de água nas residências do município, porque existe uma deficiência no combate dos criadouros do mosquito transmissor da dengue e da chigungunha.
“A doença está no município, veio para Feira de Santana, Riachão do Jacuipe, e já se instalou em Valente, então a população tem que saber que ela existe, e tem que tomar as providências para que ela não avance, em todo território de Valente”. Alerta o Doutor Luis Delfino.
Tratamento:
O médico lembra que o tratamento é semelhante ao tratamento da dengue, mas que a pessoa fica mais debilitada em razão da intensidade das dores. E que ela pode ser mais perigosa em idosos, crianças, hipertensos, diabéticos e portadores de outras doenças.

“O organismo fica mais debilitado e o tratamento pode ser mais prolongado, vai usar os mesmos medicamentos de combate a dor, ou seja, analgésicos que serão usados de forma controlada porque o excesso de medicamentos também pode causar outras doenças no organismo , casos mais grave requer internamento, pode durar três meses o tratamento ou até um ano. Alerta.
Ele voltou a falar que o mais importante é a prevenção, e que os criadouros estão nas casas das famílias de Valente, porque tem muita gente criando o mosquito que vai atacar as pessoas e contaminar com essa doença grave.
O Doutor Luis Delfino faz um alerta para as pessoas que têm outros tipos de doenças , porque em caso de adoecer de chicungunha pode complicar mais ainda , e que a sociedade de Valente e a população da região toda deve ter a consciência que essa doença veio.

“A doença já está no município, tem que voltar seus olhos agora para dentro da sua residência, veja o seu tanque, seu reservatório de água, pergunto ao seu Agente de Endemias, aquele que visita a sua residência se o tanque está bem protegido, nós indicamos colocar uma tela de náilon em todo o tanque, não é só de telha, olhe para o seu quintal, veja se tem objetos que podem reter água da chuva, garrafas, pneus e qualquer objeto que possa acumular água”. Finaliza.
Luis Delfino por muitas vezes durante a entrevista lembrou que a principal arma contra a dengue e a chicungunha é a prevenção, e que a sociedade e a secretaria de saúde do município , do estado, façam as suas ações que devem ser feitas, mas que também tem a parte da população para ter um melhor resultado no combate. Ele recomenda o uso de repelente nos braços para quem não tem alergia, como também usar calças, com sapatos e meias para não ser picado pelo mosquito transmissor.
Informa Bahia | Foto: Informa Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário